BannerFans.com BannerFans.com BannerFans.com BannerFans.com BannerFans.com

Visite os meus outros Blogs ... e divirta-se !

BannerFans.com
BannerFans.com BannerFans.com BannerFans.com BannerFans.com BannerFans.com BannerFans.com BannerFans.com BannerFans.com

Enquanto isso , no " Faz um Like " ...

Enquanto isso , no " Faz um Like " ...
2leep.com

Marcas Automóveis Centenárias !

.

Marcas centenárias

Apesar do primeiro automóvel ter surgido há mais de 100 anos, actualmente há poucos construtores que se podem orgulhar do estatuto de centenários.
No início foram os inventores e pequenissimas empresas que nasceram e morreram fruto da rápida evolução do modelos e a industrialização que se seguiu.
No entanto, a Mercedes, a Peugeot, a Ford, a Renault, a Opel , a Fiat e a Skoda, podem reivindicar este estatuto no universo dos grandes construtores actuais, entre os quais é às vezes difícil de precisar da "data de nascimento".



Mercedes 1886



A actual Mercedes surge como consequência das empresas criadas por Gottlieb Daimler e Karl Benz o que só veio a acontecer em 1926.
No entanto, as origens remontam a Janeiro de 1886 quando Karl Benz patenteou um triciclo movido por um motor monocilindrico ou a Agosto do mesmo ano quando Gottlieb Daimler apresentou um veículo de quatro rodas.
O nome Mercedes surge já no século XX quando a filha do consul austro-húngaro em Nice resolveu adquirir um Daimler que baptizou com o seu nome.
A procura de veículos semelhantes foi tão grande que em 1902 o construtor resolveu registar o nome Mercedes.
Nasceu assim a marca e a famosa estrela de três pontas que adoptou como simbolo.


Peugeot 1891



Como muitos outros construtores a família Peugeot iniciou a sua actividade comercial com a produção de bicicletas, tendo-se iniciado na construção automóvel em 1891 com um veículo animado por um motor Daimler.
Com os primeiros automóveis surgiram em França as primeiras corridas onde a Peugeot veio a participar, tendo sido a primeira marca a utilizar os pneus criados por André Michelin na corrida Paris-Bordéus que se realizou em 1895.
Sem se desligar da construção de bicicletas (Cicles Peugeot) a produção automóvel da Societé Anonyme des Automobiles Peugeot aumentou rapidamente no início do século XX.


Ford 1896



Henry Ford criou o seu primeiro motor de dois cilindros em 1893 que veio a dar origem a um automóvel que surgiu em 1886.
Na época Henry Ford era engenheiro-chefe da Detroit Automobile Company que em 1901 mudou de nome para Ford Motor Company.
Em 1903 surgiu o Modelo A que veio a garantir um sucesso comercial que permitiu à nova empresa crescer e investir numa série de novo modelos que foram surgindo por ordem alfabética até ao modelo T.
Foi o primeiro passo na construção de um império que hoje ocupa o segundo lugar no "ranking" dos maiores construtores automóveis.


Renault 1898



A história da Renault remonta a 1898 quando Louis Renault realizou o seu primeiro veículo automóvel com base num triciclo De Dion.
Graças ao apoio dos irmãos Marcel e Ferdinand, Louis Renault apostou forte na competição aurtomóvel como veículo de promoção dos seus produtos.
Em 1903 Marcel Renault perdeu a vida num acidente na corrida Paris-Madrid. Posteriormente, a morte de Ferdinad levou Louis Renault a alterar o nome da sua empresa para Usines Renault.
Em 1944, depois da Guerra Mundial, Louis Renault foi acusado de colaboração com os nazis, tendo sido preso.
As Usines Renault foram nacionalizadas passando a chamar-se Regie Nationale des Usines Renault.


Opel 1898

Adam Opel começou por ser um construtor de bicicletas. O seu negócio era próspero quando morreu em 1895.
Em 1898 os filhos apostaram no sector automóvel e no ano seguinte surgiu o primeiro veículo da Opel que era pouco mais do que uma carruagem movida por um motor monocilindrico.
Um acordo com a Darracq permitiu à Opel utilizar os chassis franceses sobre os quais eram montadas carroçarias produzidas na Alemanha.
Só em 1902 é que surgiu o primeiro veículo integralmente produzido pela Opel: o 10/12 hp que foi apresentado no salão de Hamburgo.
Os problemas económicos que marcou a década de 20 obrigou a família Opel a vender 80 por cento da sua fábrica à General Motors que em 1931 assumiu o controle total da marca.


Fiat 1899



Uma das poucas empresas familiares que surgiu no século XIX e resistiu até aos nossos dias foi a Fabbrica Italiana Automobili Torino (FIAT).
Fundada em 1899 por Giovanno Agnelli a marca começou por realizar um modelo equipado com um motor de dois cilindros, mas em 1912 já competia no segmento dos carros de grande luxo como o Superfiat 40/60 hp equipado com um motor V12 que rivaliza com os Rolls Royce.
No entanto, a história da marca italiana é feita de grandes sucessos comerciais ao nível dos automóveis pequenos e baratos como o Balilla, o Topolino, o 600 D ou o 127.
No virar do século XXI a FIAT abriu as portas aos capitais da general Motors num acordo de parceria que visa a garantia de sinergias na produção.


Skoda 1901



A história da Skoda remonta a 1894 quando Václav Klement adquiriu a uma bicicleta alemã.
Decidido a pedir informações sobre a sua manutenção escreveu uma carta em checo ao fabricante que lhe deu uma resposta simples:
"se quiser uma resposta às suas perguntas, escreva-nos numa lingua que se perceba".
Cerca de um ano depois, Václav Klement funda a Laurin & Klement que se iniciou na produção de bicicletas para depois se dedicar aos motociclos e posteriormente a tricíclos.
O primeiro veículo de quatro rodas surgiu em 1901, embora o primeiro automóvel só tenha surgido em 1905, Condicionada pelas duas Guerras que abalaram a Europa, a Skoda ficou no lado leste da cortina de ferro o que limitou a sua evolução.
No entanto, o processo de renovação total da marca teve início em 1991 quando foi adquirida pela VW.

Lancia 1906



Vincenzo Lancia, filho de um industrial italiano, cedo se mostrou um apaixonado pelos automóveis.
Em 1906 fundou a sua fábrica em Turim, lançando em 1907 o primeiro modelo: o Alpha 2543.
Apesar disso, não se desvinculou dos laços com o Grupo Fiat, onde se manteve como piloto até 1908.
Ao logo de mais de cem anos, os automóveis da Lancia têm percorrido o alfabeto grego, criando, em alguns casos, grandes inovações, como o Lambda, que em 1908 apresentou, pela primeira vez, uma estrutura monobloco.
A crise da década de 60 foi fatal e, em 1969, a marca foi adquirida pela Fiat.

(por R.F.)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails